quinta-feira, 25 de junho de 2009

Noticia - Alcoolismo na adolescência em Portugal

Depois de já ter liderado a lista dos maiores consumidores de bebidas alcoólicas do mundo, Portugal ocupa hoje o sétimo lugar, segundo os últimos dados do World Drink Trend.

No entanto, há cada vez mais jovens a abusar do álcool em Portugal, havendo também uma população adulta que consome imenso vinho, calculando-se em cerca de 700.000 o número de alcoólicos crônicos, declarados, e muitos outros mais potenciais não identificados. Aliás, muita gente que não bebia passou a beber, porque se cultiva a idéia de que “um copo de vinho à refeição é bom para o coração”... e muitos se viciarão, decerto, pois tal como o primeiro cigarro pode levar ao tabagismo, o primeiro copo pode levar ao alcoolismo.

Mas são os jovens, de fato, os maiores consumidores de bebidas alcoólicas, em particular os licores ou as ‘espirituosas’ nas discotecas onde na maior parte das vezes a lei em vigor não é cumprida. Aliás, parece que a ASAE neste aspecto pouco se importa em fazê-la aplicar nas suas ações de fiscalização, tal como faz noutras áreas em defesa da saúde pública.

A cerveja, porém, lidera o mercado nacional como a bebida mais consumida pelos jovens em Portugal. E não é de admirar que assim seja, pois há várias marcas que incentivam e patrocinam vários eventos da juventude, em particular as festas estudantis onde o consumismo é escandaloso, deixando milhares de jovens recentemente formados em estado vergonhoso.

São esses os maus exemplos que não deviam existir neste país e sim uma verdadeira EDUCAÇÃO e legislação governamental que não permitisse empresas de bebidas alcoólicas aliciarem o seu consumo em Portugal, já que o alcoolismo é um grave problema nacional.

Entretanto, os agricultores e enólogos fazem as suas promoções com a “prova de vinhos”, autênticos atos sagrados que agora até já são praticados por cegos, para apurarem talvez muito mais o sabor e o olfacto, já que lhes falta a visão...

Enfim, “em país de cegos quem tem um olho é rei”...

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