segunda-feira, 22 de junho de 2009

Como prevenir o uso abusivo de álcool por jovens em viagens escolares


Em uma série de países, a formatura de conclusão do ensino médio é motivo de celebração. Por vezes, essa comemoração anda junto com o risco, especialmente se acompanhada de uso pesado de álcool. Os autores buscaram, a partir da experiência australiana, elaborar procedimentos para lidar com o problema.
Primeiramente, deve-se fornecer informações sobre os riscos da embriaguez e sobre a legislação que aborda o uso e a venda de álcool para alunos e pais. Ademais, os alunos deverão ser municiados com documento contendo o código de conduta determinando os comportamentos esperados e aceitos.

Vale salientar também que a presença de policiais nos locais de destino das viagens e a substituição da venda de garrafas de vidro contendo bebidas alcoólicas por latas e copos plásticos contribuem para segurança do evento.

É de grande importância que haja restrição e proibição da entrada de bebidas nos locais de destino das viagens e que a venda de bebidas nos eventos seja cessada antes do fim das festas para que os jovens possam aguardar a remissão dos efeitos do álcool antes do retorno para seus aposentos. Ademais, também deve haver o envolvimento e treinamento dos funcionários dos bares para não servirem bebidas para menores de idade e para jovens embriagados.

Vale destacar a importância dos alunos se engajarem em outras atividades durante o evento como, por exemplo, atividades esportivas e eventos musicais. Assim, os alunos ficarão ocupados com atividades prazerosas ao longo de grande parte do tempo, diminuindo, assim, o consumo abusivo do álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário